“TORNAMO-NOS SANGUE DERRAMADO EM RESGATE DAS MULTIDÕES COM A EUCARISTIA QUE RECEBEMOS”.

Publicado: 17 de setembro de 2012 em religioso
Tags:, , , , ,

Segunda Feira, dia 17 de Setembro

1Corintios 11, 17-26

As outras leituras são: Sal 39(40); Lc 7, 1-10

“TORNAMO-NOS SANGUE DERRAMADO EM RESGATE DAS MULTIDÕES COM A EUCARISTIA QUE RECEBEMOS”.

O trecho de hoje parte da triste experiência das divisões entre irmãos que se alimentam do mesmo “Corpo de Cristo”. São Paulo diz: “Quereis envergonhar a Igreja  e desprezar os pobres?” Ele está consciente que não podemos receber o Corpo de Cristo se não amarmos o nosso irmão pobre. Na Santa Eucaristia, Jesus manifesta o seu máximo amor; com que coragem eu comungo e não amo? Comungar de Jesus é tornar-se igual a Jesus: Dar a vida e o sangue para o irmão. “Fazei isto em minha memória” não significa só participar da Missa, mas fazer da nossa vida uma Missa.

Missão Belém

1CORINTIOS 11, 17-26

17. Já que estou dando recomendações, não vos posso louvar por vossas reuniões, pois elas têm sido, não para o vosso maior bem, mas antes para o vosso dano. 18. Primeiro, ouço dizer que, quando vos reunis como Igreja, têm surgido dissensões entre vós. E, em parte, acredito. 19. É necessário que haja até divisões entre vós, para que se tornem conhecidos os que, dentre vós, são comprovados! 20. De fato, quando vos reunis, não é para comer a ceia do Senhor, 21. pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia e, enquanto um passa fome, outro se embriaga.22. Não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Acaso vos louvarei? Não, neste ponto não posso louvar-vos. 23. De fato, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24. e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo † entregue por vós. Fazei isto em minha memória”. 25. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória”. 26. De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.

Deixe um comentário